Shorin Ryu

A escola Shorin é uma arte marcial mais antiga que se desenvolveu no intercambio cultural entre a Dinastia de Ryukyu e as dinastias da China e, “kata” básico da escola shorin “Naihanchi” que conserva nitdamente as caracteristicas de Hokuha Sorin (Shaolin do norte), arte chinesa que objetiva,principalmente, a ofensiva e defensiva montado a cavalo.

Como as características do Estilo Shorin, temos os seguintes pontos principais:

O método de respiração, é com postura natural sem mostrar “suki” (momento instantâneo de desatenção, desproteção, descuido, imprudência, precipitação,etc ) e/ou “iro”( cor ou fisionomia do rosto) ao adversário e, é importante dar um movimento rápido com inteligência. Portanto, não pode alterar a cor do rosto e, a respiração e inspiração não podem ser percebidas pelo adversárioA aplicação da Força é de dentro pra fora e é importante concentrar a força instantaneamente. Portanto, apesar de que a linha de “enbu” (movimento das partes do corpo durante o exercício de arte marcial) seja reta, para o ataque e a defesa são exigidas agilidade aproveitando o movimento circular e, eles devem ser reunidos em um só movimento com rapidez e inteligência.

O estilo Shorin não é reconhecido pela WKF nem no ministério da cultura Japonesa a Botokukay, o que é um contra senso pois o estilo Shorin deu origem ao estilo Shotokan.

Anúncios