Kata 形

KATAS (formas)
TAIKYOKO KATA – 体極 : BASES
– Taikyoko Jodan dai ichi 大極上段一
– Taikyoko Jodan dai ni 大極上段二
– Taikyoko Chudan dai ichi 大極中段一
– Taikyoko Chudan dai ni 大極中段二
– Taikyoko Gedan dai ichi 大極下段一
– Taikyoko Gedan dai ni 大極下段二
– Taikyoko kake uke dai ichi 大極掛受一
– Taikyoko kake uke dai ni 大極掛受二
– Taikyoko mawashi uke dai ichi 大極廻受一
– Taikyoko mawashi uke dai ni 大極廻受二
Taikyoko significa, literalmente, o “primeiro estágio”. Quer dizer também, de acordo com um tradutor do Karatê-do Kyohan: “… um termo filosófico para o macrocosmo, pois é a diferenciação no céu e na terra (energia e matéria): assim, é o caos do vazio”. Gichin Funakoshi, o fundador do estilo de Karatê Shotokan, criou os katas Taikyokos originais. As versões de Goju-Ryu, mais especificamente, na linhagem japonesa conhecida como Goju-Kai, foram adaptadas por Gogen Yamaguchi que os adequou às peculiaridades do estilo, tal como o Shiko e o Sanchin Dachi. Todos eles seguem a movimentação básica em forma de “H” padrão. No estilo Goju-Kai, são dez formas de Taikyokos, treinados como formas introdutórias às séries fukyu. Os seis primeiros Taikyokos são derivados dos gekisais. Os quatro katas seguintes originam-se de katas avançados : Taikyoko kake-uke utiliza-se de partes do kata Shisochin; os katas Taikyokos mawashi-uke ichi e ni contêm aspectos do Seisan e Suparinpei. Assim, ao atingir um nível avançado, os praticantes estarão melhor preparados para as técnicas exigidas no estágio em que se encontram.
GEKISAI KATA – 撃碎
– Gekisai dai ichi 撃塞型一
– Gekisai dai ni 撃塞型二
Gekisai ( 撃塞型 ) significa, destruir. Este Kata foi criado pelo fundador do estilo Goju Ryu, Chojun Miyagi Sensei. É composto de técnicas básicas que facilitam a aprendizagem posterior de técnicas mais complexas encontradas nos katas clássicos, a partir de Saifa.
KIHON KATA – 基本型
– Sanchin 三戰
– Tensho 転掌
Sanchin ( 三戰 ) significa “três batalhas”. Ele não se refere a batalhas reais, ou físicas, mas a batalha interna que se aproveita do corpo, mente e espírito por meio da força de vontade. É um clássico do Kata “rígido” (GO), que envolve tensão muscular contínua por todo o corpo, bem como a rigidez do “Ibuki”, ou seja, “respiração”. Esta respiração é alta, concentrada e intensa, e o kata é todo realizado na base “Sanchin dachi”.
Tensho ( 転掌 ) é um kata criado por Chojun Miyagi Sensei. Significa fluidez das mãos. É uma combinação da tensão dinâmica rígida com “respiração” Ibuki (GO), suave fluidez dos movimentos das mãos (JU)e com o poder que vem do Tandem. Este Kata é bastante característico do estilo Goju-Ryu. Suas raízes são chinesas.
KAISHU KATA – 開手型 : KATAS CLÁSSICOS
– Saifa 碎破
– Seenchin 制引戰
– Sanseiru 三十六手
– Seisan 十三手
– Shisochin 四向戰
– Seipai 十八手
– Kururunfa 久留頓破
– Suparimpei 壱百零八手
Saifa ( 碎破 ) quer dizer “rasgar e destruir” ou “esmagar e rasgar”. É o primeiro kata clássico no repertório Goju-Ryu. Clássico no sentido de que se trata de um legado de Ryu Ryuko Sensei para Higaonna Kanryo Sensei. É bastante provável encontrar suas origens em um estilo de boxe Chinês.
Seenchin ( 制引戰 ) possui um significado impreciso, porém, podemos traduzi-lo como “caminhar silenciosamente ao longe” ou “puxar“, dependendo da interpretação. Trata-se de um antigo Kata chinês, do qual as raízes podem ser provavelmente encontradas no sistema de Hsing-I. Este Kata consiste, ao contrário da maioria dos katas Goju-ryu, apenas em técnicas de mão. Apesar disso, erra gravemente aquele que perder a oportunidade de aplicar qualquer técnica de perna. Embora quase invisível ao olhar destreinado, o kata apresenta formas sutis de técnica de “ashi barai” e “suri ashi”.
Sanseiru ( 三十六手 ) foi estudado por Miyagi Sensei junto a um aluno direto de Ryu Ryuko Sensei durante sua estada em Fuzhou, China início em 1916, Escrito em caracteres chineses, Sanseiru é o número 36. Simbolicamente, é calculado a partir da fórmula 6×6. O primeiro 6 representa olhos, orelha, nariz, língua, corpo e espírito. O segundo seis simboliza a cor, voz, olfato, paladar, tato e justiça. Já outros atribuem sua designação numérica às raízes no budismo. É importante salientar que os números tiveram um papel muito importante na linguagem dos chineses mais antigos antes da invenção do kanji. A variação moderna para a interpretação numérica do Kata, é a de que eles se referem a um método sistemático e compreensão de determinados agrupamentos de pontos de pressão vital. A partir desta ciência é que as artes marciais foram baseadas e desenvolvidas. Feng Yiquan, que viveu durante a Dinastia Ming (1522-1567) desenvolveu este método particular de usar variações dos “36” pontos proibidos para derrotar seus oponentes. Sanseiru pode ser encontrado em alguns estilos de boxe Chinês.
Seisan ( 十三手 ) quer dizer treze mãos. Contém oito técnicas defensivas e cinco de ataque, todas executadas com mudanças de direção. Na China, o número treze representa boa sorte e prosperidade. Na escola tradicional Goju-Ryu, há técnicas onde recua-se ao mesmo tempo em que o oponente é envolvido ao ser agarrado, mantido sob controle, e atingindo em algum ponto vital de seu corpo. Este Kata é um exemplo perfeito desse princípio. Ela enfatiza o combate a curta distância, com socos curtos e técnicas e chutes baixos para romper a defesa do adversário. Seisan é um Kata muito importante no estilo Goju-Ryu e deve ser praticado continuamente, pois é muito rico em informações, técnicas e conhecimentos.
Shisochin ( 四向戰 ) significa, literalmente, lutar em quatro direções. Uma razão para isso é que este Kata normalmente inclui uma combinação de técnicas executadas em quatro direções. Pode também ser uma representação dos quatro elementos representados pela medicina chinesa : madeira, fogo, metal e água, e o homem que representa a Terra. O kata foi ensinado a Kanryo Higaonna por Ryu Ryuku. Diz-se ser um dos katas favoritos Chojun Miyagi, em seus últimos anos, e que estava bem adaptado ao seu corpo.
Seipai ( 十八手 ) também faz referência a um número, o 18. Ele é calculado a partir de 6×3. O número 6 também faz referência aos olhos, orelha, nariz, língua, corpo e espírito. O 3 representa bons, maus, e paz. Não há interpretações que o liguem a atribuos budistas, mas 18 também é entendido como pontos de pressão vital do oponente. Este Kata exemplifica o verdadeiro espírito do Goju-Ryu de Okinawa : uma mistura de flexibilidade, técnicas circulares (o princípio JU) com rididez (o princípio GO).
Kururunfa ( 久留頓破 ) significa calma eterna. Foi estabelecidodo pelo mestre chinês de Higaonna Kanryo Sensei, Ryu Ryuku, mas o criador original deste kata é desconhecido. Kururunfa contém uma grande variedade de técnicas de mão aberta e, especialmente, da coordenação entre técnicas de mão e quadril. Como o Seisan, os movimentos suaves do Kururunfa são seguidos por movimentos rígidos. Porém, neste kata, a diferença entre rígido e o flexível são muito mais notáveis ao observarmos os movimentos lentos e prolongados seguidos de pausas com devastadoras técnicas explosivas. Kururunfa simboliza os ideais de Go (rígido) e Ju (flexível), com transições rápidas e arrebatadoras.
Suparinpei ( 壱百零八手 ) é o kataque contém o maior número de técnicas e variações. Seu significado sugere forte referência ao budismo: (Pechurin), Cento e oito (3×36 = 108). Acredita-se que o homem possua 108 paixões maléficas e, por isso, nos templos budistas, todo 31 de dezembro, à meia-noite, um sino soa 108 vezes para afugentar os espíritos do mal. O número 108 é calculado a partir de 3×36. O simbolismo do número 36 é o mesmo contido no Sanseiru. Entre as mais diversas técnicas, Suparinpei inclui o controle da respiração, e contém o maior número de aplicações com profundidade de significados. Este kata engana na medida em que parece simples na execução, mas quando combinado com as transições e aos tempos de execução, é superado apenas pelo Sanchin em dificuldade técnica e compreensão. Suas técnicas podem ser encontradas em alguns estilos de Boxe Chinês. Dizem que, dominar o Suparinpei é domínar do sistema Goju-Ryu.
TOKUTEI KATA – 持定型 : KATAS SUPERIORES
– Genkaku 玄鶴
– Chikaku 地鶴
– Tenryu 黃龍
– Koryu 天龍
Genkaku ( 玄鶴 ) Gen significa “profundo, escuro, negro, misterioso, obscuro”, e Kaku significa “garça”. Deste modo, podemos traduzir o nome deste Kata como “Garça Negra” ou “Garça Misteriosa”.
Chikaku ( 地鶴 ) Chi quer dizer “terra, solo”, e Kaku, assim como no kata acima, pode ser entendido como “garça”. Portanto, a tradução deste Kata pode ser entendida como “Garça da terra”.
Tenryu ( 黃龍 ) Ten significa “ar, celestial, Deus” e “Ryu”, neste contexto significa” dragão “. Desta maneira Ten-ryu pode ser traduzido como “Dragão celestial” ou “Dragão Divino”.
Kouryu ( 天龍 ) Kou quer dizer “amarelo” e Ryu, igualmente ao kata anterior, significa “dragão”. Por isso KouRyu pode ser entendido como “Dragão Amarelo”.
Anúncios